15 de julho de 2015

mamãe de finanças

"Ahhhh que preguiça". Já é assim que muita gente encara o assunto de administrar as finanças. Mas, posso propor um desafio pra você? Duvido você se organizar por um mês inteiro e depois deixar isso de lado. Não rola!

A gente tem preguiça de começar porque acha que vai ser difícil, trabalhoso. Mas vai por mim: um tempinho se esforçando e você vicia, simplesmente vira a "louca da planilha". É assim que eu e minha prima nos intitulamos. Eu apresentei a minha para ela há alguns anos e ela também se viciou.

Quero ir direto ao assunto mas antes quero apenas dar um conselho de mãe pra mãe. Claroooo que essa planilha serve para qualquer pessoa se organizar, mas como o blog é sobre a maternidade, falo direto com vocês. Não fiquem desesperadas com o que passou. Contratou empréstimo, financiamento, tá com uma despesa maior? Calma, dá sim pra dar um jeito e digo por mim e por muitos que já ajudei: é só se organizar e evitar com todas as forças pagar juros (cheque especial, parcelar fatura de cartão, etc). E não precisa ganhar muito. Como é falado no mercado financeiro: "não importa o quanto você ganha, mas como você gasta". E eu acredito muito nisso.

E sabe qual a melhor recompensa disso tudo? É fazer aquilo que você quer... viagens, comprar algo bacana, etc. É só se organizar!

Claro que seria legal eu explicar pessoalmente como usar a planilha - como fiz pra vários amigos -, mas como muitas pediram, eu organizei tudo aqui num post com bastante texto, mas são só 9 passos. Então, vamos lá! Preparadas? Depois de abrir a planilha que mandei para cada uma de vocês por e-mail (quem quiser que eu mande é só me pedir no vanbastos@gmail.com), é só seguir o passo a passo que coloco abaixo. Fiz de um jeito que para mim é didático, mas se alguém tiver dúvidas, pode fazer comentário aqui no post ou me mandar e-mail.

1 - COLORIDO É MAIS BONITO 
Você vai ver que a planilha parece um carnaval de cores e é de propósito para saber o que entra, o que sai, etc. Você pode pintar nas cores que quiser mas gosto de me organizar assim: um bloco para aquilo que entra de dinheiro (azul), um bloco para o que sai da conta-corrente mas vai para o bolso/ é aplicado (amarelo), um bloco para despesas fixas/ que dá para estimar o valor para o ano inteiro (laranja) e outro bloco de despesas que variam (roxo). Também gosto de pintar as letrinhas (já estão pintadas no meu arquivo, à medida que você preencher vai ver), principalmente a da linha TOTAL, diferenciando de bate-pronto quanto fechei o período positiva ou negativa. Ahhh e claro que você pode (e deve) mudar as linhas de acordo com a sua vida... tem gente que tem financiamento, tem gente que tem aluguel, tem gente que tem faculdade, etc.  
2 - QUINZENAL OU MENSAL 
Coloquei na planilha abas com opção de planilhas quinzenais e mensais (explico o que são as abas no fim do post, tá?). Eu me organizo melhor a cada 15 dias, até porque recebo assim também. Mas se você se organiza melhor no mês, já tem uma planilha pronta também. 
3 - FÓRMULAS PRA QUE TE QUERO 
Já deixei as planilhas com as fórmulas pra facilitar, mas jamais se desespere se apagar uma delas porque dá pra arrumar. Mas #ficaadica que é melhor não mexer nas linhas de "saldo inicial" que já estejam com o 0,00 e na "TOTAL". O resto, tá livre. Qual o lance das fórmulas? Que você só vai preencher seus recebimentos e despesas e ela vai calcular tudinho pra você!  =) 
4 - DEDINHOS EM AÇÃO 
Vamos preencher o primeiro campo e começar de verdade. Pra se organizar de verdade, o TOTAL de cada mês ou quinzena tem que ser exatamente (nem mais, nem menos) o saldo da sua conta-corrente. Então, vai lá. Acesse a sua conta e veja o saldo deste momento e coloque na planilha (se você for utilizar a mensal, vai colocar o valor na coluna I, linha 35 (como se fosse o mês de junho), e se você se organiza por quinzena, vai colocar o valor na coluna P, linha 36 (que é do período anterior ao qual estamos nesse post). 
Uma coisa importante: em casa eu tenho um Macintosh e toda a planilha está em inglês. Logo, eu separo os decimais (,00) com ponto na planilha. Faça um teste colocando o valor 23.67 com ponto. Se na linha TOTAL da coluna que você preencheu não alterar o número, é porque você precisa colocar vírgula mesmo (ex: 23,67)... só seguir assim na planilha toda. 
5 - PREENCHENDO A PARTE BOA 
A maior delícia é começar preenchendo a parte do que entra. Quando você preencher tudo vai chegar lá em dezembro e vai falar "não acredito que entra tudo isso na minha conta e eu não guardo nada". Claro que temos despesas (e MUITAS), mas é bom termos uma noção do montante que ganhamos no ano, até pra dar uma forcinha para guardarmos um dinheirinho. Então comece assim. 
6 - PULE A PARTE DE INVESTIMENTOS... mas vamos voltar já! 
7 - TENDO NOÇÃO DA REALIDADE 
Agora vamos preencher a parte de despesas fixas e sentir o quanto as contas estão realmente pesadas. Ou quanto dinheiro estamos perdendo sem saber aonde (normalmente isso é mais comum). Então preencha nas linhas de cada despesa fixa os valores que você gastará até o final do ano. Contas de luz, gás, etc, variam... mas você pode colocar uma estimativa. Faça isso para todo o ano, até fechar dezembro. 
8 - DANDO PASSOS DO TAMANHO DA PERNA 
Agora vamos preencher a parte de despesas variáveis e aqui que temos um belo segredo: não podemos gastar o que não temos. Certo? Certo! Então aqui você irá exercitar o que é prioridade e o que pode ficar sem, como um jogo... pões aqui e tira ali. O importante é recuperar o saldo positivo da conta o quanto antes, que você tem no TOTAL. Então, se você tem 200 reais no TOTAL, não é bacana nesse mês você comprar o sapato de 250 que vai deixar você 50 reais negativa. Então preencha essa parte com consciência de modo que o seu saldo não seja tão impactado. E atenção: faça isso só do que você já terá de gastos esse mês e o próximo no máximo. Os demais você preencherá apenas à medida que os meses se aproximem. 
Agora me conta... tem dinheiro em dezembro?? A maioria das pessoas já tem saldo positivo lá ou bem antes e já deixa eu te lembrar que ele não está "sobrando"...vou chegar lá. Se chegou em dezembro e o saldo tá negativo, calma, vai dar certo. Aí é legal você já fazer a projeção do próximo ano para organizar as finanças até ficar positiva e poder guardar dinheiro. 
9 - O GRANDE PRÊMIO 
Agora vamos voltar no bloco de investimentos. Eu sei, juro que sei que é tentador ter um dinheirinho na conta pra gastar com algo que queremos agora. Mas, vai por mim: organize-se pra guardar todos os meses e você conquistará algo muito maior e com certeza muito mais recompensador. Então vamos começar assim: veja o segundo mês da sua planilha que está com saldo positivo razoável pra você e coloque na linha de investimentos um valor que você irá guardar. Exemplo: você preencheu as despesas fixas de julho e agosto, e em julho mesmo ficou um saldo positivo de 150. Vamos já programar guardar R$ 100??  =D  
É assim que se começa. Você vai ver que ao preencher essas linhas o valor sai do TOTAL e minha sugestão é você colocar na aba "investimentos" esses valores, pra ter ideia do quanto está acumulando, inclusive por tipo de investimento ou para quem está guardando. Preenchendo um valor para todos os meses, você já conseguirá ver todos os saldos dos meses desse ano, tirando esses valores que você vai guardar. Minha sugestão: coloque nesse momento valores nas linhas de investimentos que irão comprometer o seu dinheiro - ou seja, na planilha já estarão reservados pra você guardar - e programe-se para guardá-los MESMO. Muitos analistas sugerem guardar 30% do valor que ganhamos.

Preenchido tudo isso - principalmente reservando dinheirinho pra guardar todos os meses - pronto! Agora realmente "sobrou" um valor nos meses que você pode usar pra você ou aumentar os seus investimentos.

E lembre-se de fazer com que cada período (quinzena ou mês) termine com o valor exato da sua conta corrente... assim, você sabe que pode confiar nela 100%.

Então, desafio lançado: você vai entrar pelo menos a cada 3 dias na sua conta por um mês e atualizar a sua planilha. Depois de 30 dias, quero ver você ficar sem. Só não garanto "aprove ou o seu dinheiro de volta" porque as dicas e a planilha são de graça.

Bom, fim. Espero que a planilha te ajude muito e que você possa conquistar muitas coisas na sua vida por meio dela, viu? Depois me conta como está sendo... se precisar de alguma ajuda, pode me mandar e-mail.

Beijos da Van, mamãe de dois e a louca da planilha.
De novo: se quiser o arquivo em Excell, pode me pedir no vanbastos@gmail.com.

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ABA
Num mesmo arquivo pode ter várias, eu uso uma para cada ano:



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