26 de dezembro de 2014

Cesárea humanizada... um sonho vivido!

Ideia: esperar algum sinal para o parto, tentar o parto normal, na Pro Matre.
Realizado: data escolhida a dedo, parto cesárea, no São Luiz.

Engraçado como a vida sempre prepara essas surpresas. Na 36a semana de gestação, a recém citada Diabetes Gestacional começou a dar uns pepinos e ficar alterada. E foi na consulta com a obstetra do dia 15/12 (semana que eu conversava sempre para o Joaquim nascer - com ele mesmo), que ela falou que esses pontos alterados poderiam fazer com que antecipássemos um pouco o parto. Mas foi no dia seguinte, enquanto levava o meu atestado de licença maternidade no trabalho, que ela me ligou, disse que conversou com a endocrinologista e que realmente era melhor fazermos o parto agora, até a 38a semana! Uiiiiii... assim, pá, pum. Vamos decidir?

A proposta inicial era fazermos o parto no dia 20/12 (essa era uma terça, seria sábado), mas já que era pra escolher, falei que preferia dia 19 ou 21 (porque gosto de números ímpares). A obstetra então falou que infelizmente neste final de semana tanto a Pro Matre como a Santa Joana estavam lotadas e perguntou sobre o S. Luiz. Realmente eu não teria do que reclamar... são todas boas maternidades, então disse que sim.

No mesmo dia, já tinha recebido no e-mail o cancelamento da reserva na Pro Matre (que era pro dia 27) e a reserva do São Luiz... pro dia 19/12! Ou seja, naquela sexta-feira. Baita frio na barriga!

Foi a coisa mais esquisita do planeta esperar o parto marcado. Como relatei nesse blog no post a você, todo o meu amor!, Dudu estava marcado para nascer no dia 03/11 mas resolveu vir ao mundo no dia 01/11. Então, não houve dessa vez a bolsa vazando sem parar, a correria de madrugada para lembrar todas as coisas que tínhamos que pegar, a ligação apressada para os familiares para avisar que iria chegar.

Mal se podia dormir... tic, tac... Joaquim chegaria em breve e sabíamos disso! Naquele dia 19, como sempre, dormimos todos juntos (papai, mamãe, Dudu e Joaquim ainda na barriga). Acordamos cedo para resolver as pendências: comprar presentes dos amiguinhos do Dudu que fariam aniversário naquela semana (Dai, Lulu e Miguel), antes tomamos café na padaria, depois paramos pra almoçar rapidinho e bem cedo, pois meu jejum começava às 11h30 - o parto seria 19h30. Então fomos pra casa, colocamos as coisas no carro, tomamos banho, fiz uma escova de leve pra aparentar melhor depois da cirurgia, demos uma arrumada na casa e então fomos para o S. Luiz. Chegando lá, entregamos toda a papelada para a internação, mas acabou demorando bastante e primeiro chegou a cirurgia do que o quarto.



 


O parto mais legal do planeta  =)

Umas 18h30 chegaram o anestesista - nosso amigo, Fernando, o mesmo que fez o parto do Dudu - e logo depois a Dra. Tatiane, que já super bem mencionei no meu post anterior a esse. Conversamos um pouquinho sobre efeitos da anestesia, possíveis dificuldades do Joaquim respirar ao nascer (pela idade gestacional 37 semanas e 6 dias e também pela Diabetes), mas os dois sempre muito queridos, atenciosos e tranquilos. E então tá! Nos vemos na cirurgia.


Essa placa que me recepcionou já mostrava que tudo sairia melhor do que eu esperava e todos dessa equipe foram verdadeiros anjos que tornaram meu segundo parto mais do que especial. O Dr. Fernando já estava lá também e logo a Dra. Tatiane me apresentou para todos. Fizeram a anestesia, passaram a agradabilíssima sonda. E, antes do que eu previa, o Thiago já estava convidado a entrar. Primeira coisa que fez foi colocar a playlist que escolhemos para o parto no som da sala. Incrível... daquelas coisas que a gente acha que não vão exatamente dar certo. E dão. 

Foi já na segunda música, que quase não acreditei porque era a Sirens, do Pearl Jam, que o Joaquim nasceu, com seu chorinho de anjo, a coisa mais linda de se ouvir. Ao sair da barriga a primeira coisa que a Dra. Tatiane fez foi aproximá-lo de mim, eu pude ver quando começou a chorar, e deixar eu tocá-lo, quase antes de todos, exceto ela. Não tinha como conter as lágrimas, mais um milagre, meu segundo milagre, da vida! E como nasceu lindo, como o meu Dudu!!!


Fizeram os primeiros procedimentos no Joaquim, nos falaram o peso, mas logo ele estava no colo do Thi, sentado bem ao meu lado. No parto do Dudu, a experiência teria acabado aqui, indo apenas para a sala de recuperação e depois de umas 6h eu o veria novamente. Mas não foi o que aconteceu comigo e aqui comecei uma nova experiência na vida, que jamais soube que era possível.

O Joaquim não passou 5 minutos no colo do Thi, mas loooongos minutos que me permitiram reconhecê-lo, observá-lo, olhar e sentir cada detalhe do rostinho, pés, mãos... Quando ainda estava completamente absorvida por essa cena, me apaixonando, a Dra. Márcia disse: vamos fazer o banho do Joaquim? Eu mal podia acreditar. Em alguns minutos, lá estava o Joaquim, dentro de uma banheira, bem relaxadinho, e enquanto o papai dava o banho nele (não é um banho de verdade, mais uma aguinha quente para que ele tenha a sensação de voltar ao útero) a mamãe se apaixonava ainda mais, e podia participar, mesmo que de maneira limitada. E foi incrível! Vê-lo todo feliz na água, papai bobão com ele, e eu fazendo carinho nos seus bracinhos e perninhas. 

Enquanto rolava a nossa playlist, com músicas que agora farão parte dessa história pra sempre, mamãe nem percebia ou sentia qualquer coisa, só curtia o mais novo filhote, sem conseguir pensar em mais nada.

E então a Dra. Márcia disse: vamos colocá-lo para mamar? Sério... a não ser que você seja mãe, nunca entenderá o que isso tudo significa, o quanto representa para nós. E então, eu senti um imenso carinho em cada palavra que a Dra. Márcia falava, retomando aulas de amamentação que eu nunca havia estado presente, embora fosse meu segundo filho.




Não havia aquele pré-julgamento que eu já saberia de tudo. Era tudo novo, uma experiência literalmente do zero. Enquanto ela ajudava o Joaquim a pegar direitinho, me explicava de maneira doce tudo o que viria depois dali. Foram uns 15 minutos de mamada em cada peito, o que me permitiu curti-lo ainda mais, agora bem de pertinho, e claro, o Thi também.

Joaquim nasceu às 20h24, do dia 19 de dezembro de 2014, com 48,5 cm, 3,6 kg. As informações básicas, que soubemos depois. A cirurgia começou umas 20h e saímos da sala às 22h30. Todos juntos: mamãe, que foi então para a recuperação, papai, que foi para o quarto, e Joaquim, que foi para o berçário. Esse foi um parto que já acreditei ser impossível, mas deveria ser sempre assim... com uma equipe preocupada com não só com a saúde, mas com o sentimento das pessoas que estavam ali, fazendo com que essa experiência fosse maravilhosamente e especialmente única para mim, Thiago e Joaquim.

A todos da equipe, Fernando, Tatiane, Márcia e Eliane, só temos a agradecer aos anjos por terem colocado vocês em nossas vidas e nos permitido termos essa experiência tão maravilhosa. Vocês foram nossos anjos nesse dia. Desejo que cada sentimento que me proporcionaram seja retribuído em forma de sonhos realizados para vocês e suas famílias, que é o mínimo que merecem.


Com o querido Dr. Fernando (Imbê)

Dra. Tatiane, que tornou tudo isso realidade

Dra. Tatiane com o nosso mais novo anjinho

2 comentários:

  1. emocionante! lindooooooooooo registro, filha!
    experiência riquíssima e inesquecível!
    realização humana e de mulher!
    beijos, querida!

    ResponderExcluir
  2. boa noite vanessa! sou sua xara! sei q este post eh veljo, mas estou numa saga para achar uma geneco, como aconteceu com vc a q me acompanhava desde sempre e q fez meus 4 partos me abandonou sem motivos! sera q vc poderia me passar os dados para achar essa dra tatiane? meu email eh respondelogo@yahoo.com.br.... desde ja agradeço super!

    ResponderExcluir