Tudo bem que quase todo homem vai falar que poooooooooooooorre de assunto, mas pra falar a verdade, foi mega legal!
A empresa onde trabalho oferece gratuitamente esse curso semestralmente para todas as funcionárias grávidas e para os funcionários "grávidos". Mesmo quase não tendo barriga e esperando um nenê que vai dar as caras por aqui só em novembro, decidi participar deste, afinal, vai que nasce antes do segundo curso?
Eram 6 casais e a maioria estava com as semanas mais ou menos como a minha: entre 11 e 20. Só uma mãe super sortuda, que já sente o bebê mexer, que estava de 27 semanas. Todas mini barrigas, daquelas que ainda fica feio tentar furar fila de banco...
O curso foi dividido em 2 partes: durante a manhã, quem falou com a gente foi uma ginecologista/ obstetra que falou sobre as fases da gravidez - com ênfase na parte dos hormônios (ótimo!), como é o desenvolvimento do bebê no útero, o que ele ouve e como ele se sente nesses meses, e como fica depois que ele nasce. A amamentação, a importância da rotina, uma dica que leio por todas as partes de não deixar nunca, jamais, o bebê dormir na sua cama, etc.
Na parte da tarde, uma enfermeira de cuidados com o bebê falou principalmente sobre amamentação - com exemplos práticos em um seio de croché-, sobre os cuidados ao chegar em casa, como dar banho, sobre o famosíssimo e na moda baby tub, como colocar fralda, limpar umbigo, quando trocar, quando amamentar, quando atender ao choro, quando acordar.
De verdade, dicas super úteis para nós, virgens no assunto. E gostaria de deixar aqui registrado que meu sentimento com relação a diversos assuntos mudou. Alguns, é de se espantar. São eles:
- Amamentação: sempre falei "estou pronta para ter filhos, mas não para engravidar". E isso não era relacionado ao problema de engordar ou ficar barriguda, mas a outros muito mais faniquentos que é sentir um ser se mexer dentro de você (parece filme de alien) e, mais que tudo, amamentar. Me parecia uma coisa primitiva, esquisita. Tem tanta tecnologia no mundo pra quê, minha gente? No entanto, assim que fiz o último ultrassom e vi o rostinho do bebê e ele se mexendo, me quebrei. Hoje, o que mais desejo (e por isso usei o termo sortuda para classificar a mãe lá em cima) é sentir ele mexer! Quero muuuuuito mesmo. Bom, e o que isso tem a ver com a amamentação? Que é com exatamente esse sentimento que saí do curso: todos que estão convivendo comigo são prova viva que eu tinha o maior faniquito de pensar em amamentar... No entanto, esse curso além de explicar direitinho, deixou bem claro que não se trata apenas de alimentar seu filho, mas é uma troca de carinho única, que fará ele ser ligado a você. Amei!!! E depois quando eles mostraram os vídeos deles mamando?? Passando a mãozinha no peito, na orelha no cabelo da mamãe?? Ahhh, amei. Quase chorei. E agora, não vejo a hora de amamentar também!!
- Baby tub: gente, é um balde - o mais caro da vida - onde você dá banho no nenê! Achei sensacional... pra dar banhos relaxantes, é tipo um mini ofurô. O bebê consegue ficar meio que sentadinho ali, fica se sentindo como se estivesse dentro do útero de novo, todo aconchegante. Acaba com os gases e cólicas. O nosso precisa ter um. Se eu amo banheiras e ofurô, meu bebê também vai adorar!
- De barriga pra cima: neném recém nascido dorme de barriga pra cima! Nem imaginava. Pensava que era de bruços ou de lado, mas de barriga pra cima? Estudos mostraram que essa é a posição que os bebês menos vomitam ou têm refluxo. Ok, vamos seguir!
- Bebê que não mama no peito, mama no... COPO! Ahn?! Sim, mamadeira faz mal pra caramba pra formação pra boca do bebê e o mais é que, se não for peito, vai no copo. Até recém nascido? Sim! Até prematuros. Difícil vai ser viabilizar isso fora de casa, né? Mas estou convicta de amamentar no peito. É mais prático e muuuito mais barato também.
- Primeiro mama, depois troca. Sabiam? Eu nem imaginava que tinha uma ordem certa! Mas é isso.
- Ah, e essa é de surpreender: você sabia que, enquanto amamenta no peito, sem dar absolutamente nada pro seu bebê tipo água ou chás, você não ovula e não menstrua? Gente, adorei! Não ficar menstruada por mais de um ano será fantástico!! Bora amamentar, mesmo.
Bom, essas são só algumas curiosidades. Foram tantas que mal posso me lembrar. Adorei tudo, o termômetro em forma de tartaruga que ganhamos, os colegas grávidos e principalmente as instrutoras: geniais.
Agradeço, de verdade, por mudarem esses paradigmas tolos que tinha na minha cabeça... e, como falei, agora fico ansiosa pra chegar a minha vez de amamentar!!!
Boa noite e beijos da mamãe mais ansiosa do mundo!
Van, no copo?
ResponderExcluirreally?
não fazia ideia!!
como assim???
Eu não tinha mais leite desde o 1º mês... e desde então é mamadeira!
me explica essa história de copo...
:)
querida filha e querido hgenro, está sendo uma emoção única ler os sentimentos e pensamentos de vocês a respeito da mater/paternidade...são realmente MUITASSSSS as emoções, as informações, o sentir , viver, experimentar, vivenciar TUDOOOOOOOOOOOOO o que se passa conosco...belíssimas descobertas também! e você vai AMAR cada vez maisssssss...ainda mais quando aquele serzinho, fofíssimo, estiver em seus braços....muito legal o que você tem escrito, compartilhado...pode depois formar um livro e....virar autora de livros para mamães e papais...beijos carinhosos, amorosos daquela que será também uma super-vóóóóóoó'com orgulho e emoção....
ResponderExcluirVan...Nossa muito boa essas dicas, nunca ouvi falar sobre o Copo...
ResponderExcluirDepois procura no Google o programa do dia das mães e ve tudo que vc vai querer.. não vejo a hora de poder dar presente personalizado.. beijoss
Será que quando eu tiver o meu eu posso ir num curso desse??? nossa, vc nunca sabe q tem tanta duvida neh?? até ouvir alguém comentar certas coisas hahahah... bjinhos e Parabens como sempre... Gabi - prima
ResponderExcluirvan, também fizemos um curso similar, na própria pro matre. todo mundo ficou dizendo que era besteira (e eu também achava, mas minha médica que é brava praticamente me obrigou). no fim, valeu a pena, uso as dicas do curso toda hora. informação nunca é demais e sempre tem espaço prá mais na nossa cabeça, ne? bjão.
ResponderExcluir