Seios totalmente turbinados. Pra mim, é assim que começa uma gravidez.
Na semana que antecedeu o Carnaval, meus seios estavam sensíveis e doloridos, exatamente igual quando você está para receber a visita do Sr. Francisco - explicação para os homens: ficar de chico, ou menstruada. Acho que foi por isso também que tinha certeza que ia descer. Além disso, estava pançuda... também igual a este momento.
Não poderiam ter inventado sintomas mais distintos como quando você está com dor de ouvido ou dor de garganta? Esse negócio engana muita gente e passou as pernas em mim também!
Bom... mas aí veio a tal descoberta (positivo!) e a história desse dia vocês já sabem. Mas e depois disso?
Para aquelas diversas amigas que falaram que vão seguir meus posts pra saberem como vai ser quando quiserem ser mães, aí vai...
Primeiro, você acha que está em mais um rotineiro mês de TPM e muitos absorventes, quando descobre - essa é outra parte mais que excelente - que modess só daqui há muitos meses. Meses sem se sentir inchada como uma esponja do mar e sem precisar usar as agradáveis fraldinhas!
Aí, de repente mesmo, seus seios passam de doloridos a muito doloridos e turbinados. Uma felicidade para aquelas que sonham com um siliconezinho e não têm coragem, e mais um motivo para as peitudas continuarem a abusar dos decotes. Mas isso passa de estranho a engraçado - todos vão reparar, mas nem todos terão coragem de comentar - e chega a ser chato. Pentelho. Porque você passa num buraco na rua - e SP só tem buracos - balança tudo e dói. Alguém vem te dar um abraço mais apertado de parabéns e incomoda. Você não consegue mais deitar de bruços e de lado um bate no outro e dói. Ave! Acho que vou começar a dormir de sutiã e contrariar todas as recomendações dos ginecologistas!
Só que me pego pensando se decido comprar novos sutiãs e simplesmente não sei se chegou a hora... acho que preciso da ajuda de uma mãe. Eles já pararam de crescer ou vão ficar ainda maiores quando inaugurar a fábrica de leite? Porque na boa... não curto muito gastar com roupas, prefiro gastar com balas e chiclés! Alguém me diz?? Qual a semana gestacional adequada para não errar na numeração do goleiro até meu bebê nascer??
Logo que você começa a contar que está grávida as pessoas perguntam: "Você tem passado bem"? Engraçado... essa seria uma das últimas perguntas que eu faria pra alguém que me desse essa notícia. Até agora. Talvez seja regra de etiqueta para grávidas. E é claro que tem uns malucos débeismentais (sem querer ser preconceituosa ou ofender ninguém) que olham pra você com cara de dó, susto e pena e têm a coragem de perguntar: "Noooooossa, mas você estava planejando?!" ou "Nooooossa, mas você é casada"? Afe! Que preconceito é esse minha gente? E se eu tivesse feito uma produção independente? Ou quisesse ser mãe solteira e colar o adesivo da família feliz só de mim e meu filho na bunda do carro?
Enfim... querem saber se você tem passado bem e não dá pra entender a pergunta porque você ainda não sente nada, só tá sabendo que tá grávida pelo teste de farmácia. Mas eles estão se referindo aos enjôos. E você não sente absolutamente nada... aí sua mãe e sogra contam a feliz notícia de que elas não passaram mal e você se sente tão especial quanto. Mas nãããoooo... ainda não chegou a hora! Segundo algumas fontes do Google, são 80% das grávidas que têm enjôo e mais: segundo um estudo realizado na Noruega em 2008, gestantes que possuem mães que enjoaram têm três vezes mais chances de ter enjôo na gravidez!!! Portanto se preparem!
Pra mim não está sendo nada tão horrível, mas nada agradável. Comecei a ficar enjoada na 7a semana e hoje estou na 11a ainda com poucos enjôos. O começo foi pior: um dia acordo 5h30 da manhã embrulhadíssima... e por 5 dias seguidos passei bem embrulhada, achando que ia desmaiar. Hoje em dia é mais uma indisposição mesmo. Mas o mais louco de tudo: foi a primeira vez na minha vida inteira que senti, ao mesmo tempo, enjôo e fome. Pois é... nojento e estranho. E o pior é que a coisa funciona... você tá mega enjoada, achando que a qualquer hora vai chamar o ugo (sem agá) e se não come, fica pior. Se come, passa! Incrível! E nos sites existem várias dicas de como amenizar os sintomas. Pra mim funciona picolé de limão.
Hoje meus sintomas se resumem a esses... ainda não tem bebê mexendo ou soluçando. Tinha medo dessa parte, mas hoje estou ansiosa para que chegue esse dia!! Acho que aí é que a ficha cai mesmo, de que ele está ali e depende totalmente de você.
Às vezes me olho no espelho e vejo a barriguinha começando a se exibir - apesar de muitos acharem que é exagero meu. Eu não tinha essa barriga prontofalei. Às vezes também me dá umas crises e eu começo a falar alto na frente do espelho "Thiiiiii, eu tô ficando goooorda". E ele bem calmamente me diz: "Ainda bem, né? Isso é um ótimo sinal"! Já estamos fotografando esse crescimento e tudo!
O que preciso agora é comprar umas roupas novas - além dos sutiãs que agradeço às mamães me dizerem se está na hora ou espero mais um pouco. Só 2 calças me servem e meus vestidos me deixam com corpo de grávida que se confunde com gordinha - ainda não estou acostumada com a ideia. Quero usá-los só pra furar fila e sentar no banco preferencial. Ah! E meus cremes comprados já estão acabando... rapidinho, mas bom sinal por estar tentando prevenir as temidas estrias!
Minhas maiores dúvidas e medos, no entanto, se resumem ao parto (desse assunto até os homens têm medo) mas principalmente da amamentação. Esse negócio me parece nada tecnológico e meio de E.T., por enquanto. Mas deixa passar o tempo, eu hei de me acostumar!
Fico lendo e relembrando a minha gravidez, como foi bommmmmmmmm, apesar dos enjoos no inicio (gzus, como sofri), e sinto lhe informar amiga, mas seus peitos nunca mais serão os mesmos, eles crescem, crescem, cresceeeeem (Thi vai amarrr! hahah), dps da amamentação diminuem, mas nunca voltam a ser do tamanho que eram antes da gravidez... então fica dificil te dizem "qdo" comprar sutiã.... pq tds os meses eles estarão um pouco maiores, lá pelo 4° mês eu comecei a usar só sutiãzinho de algodão por serem mais confortáveis, ñ me lembro bem quando comecei a comprar sutiãs maiores, mas acredito que ja foi lá pelo 7° mês... dai eu ja comprava aqueles especiais p amamentação... (são mtoooooooo praticos dps q o baby nasce), p as estrias bom mesmo é manipular, vai numa dermato.... eu ñ escapei das malditas :( espero q vc se safe delas!!!
ResponderExcluirto amando o blog!!! mantenha! e poste fotos da evolução da barriga p gente ver!! ♥ bjbjbj
Ai Van, que engraçado tudo isso! Mulher é foda, né? Tudo somos nós! Sentimos, parimos, fazemos o mundo! Muito legal acompanhar seus posts! Serei uma leitora de plantão! heheheh! E nem encana com os quilinhos! Vc vai ficar linda e depois perde tudo na amamentação! Suuuper beijo mamãe 2011!
ResponderExcluirClau
A figuras de linguagem e estes itálicos são muito bons!
ResponderExcluirEscreve muito!
Sucesso pro blog parça! E é isso né!
Owwww...
hahaha... Deu até pra ouvir vc falando: "Thiii, to gorda!". :)
ResponderExcluirVan, conheço um monte de sites bacanas que uma amiga que foi mãe recomendou. Vou te passar por e-mail, tá? bjo! Continue escrevendo. Tô adorando.
Érika
Vaaaaaaaaaaaaan..... Nossa, fiquei tão feliz quando soube da notícia, e agora lendo o blog...estamos muito felizes por vcs 3! Esse blog vai ser como uma obrigação de leitura diária, viu! Mas não vamos (eu e o Michel) nos animar não... seu baby por enquanto só vai brincar com o Yuri e a Pietra...ehehehehhe
ResponderExcluirBeijooos e saudades
:)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirque texto gostoso, deu até saudade da minha barriga - e olha que seø faz 10 dias!
ResponderExcluirpeitones > eles vão crescer muito, muito mais. Depois do parto, então...MINHA NOSSA. Também tive muita dor no começo, mas assim como os enjoos, passou da noite pro dia. Eu comprei sutiãs novos lá pelos 6 meses.
roupas > essa realmente é a parte mais chata. Nada serve, no começo nosso corpo está todo estranho...Eu também tenho dó de gastar com coisas de pouca utilidade e roupa de grávida não dá, né?
parto > você tem tanto tempo até lá! o que me acalmou foi ler sobre o assunto, perguntar para a médica um monte de coisas e conversar com quem já passou por isso. Pela minha experiência você vai tirar de letra. No meu caso, foi cesárea - pequena Alice estava sentada - e foi muito tranquilo. Morria de medo da anestesia, mas não tive qualquer reação e me recuperei muito rápido.
Aproveite bastante, se cuide (abuse dos cremes!) e continue escrevendo!
bj,
Camila
Van!!!Adorei esse post!!!!!!!!
ResponderExcluirQdo chegar minha a hora vai ser facinho facinho lendo o seu blog....hihihi ;)
To adorando acompanhar tudo!
E depois será ao vivo e a cores!
bjobjo
Querida filha! muito lindos seus comentários...muito engraçadas suas colocações...muitas saudades me batem do tempo que carreguei vc aqui, juntinho de mim...uma delícia! Curta muito e continue postando a evolução da gravidez, seus sentimentos e ocupações...é mesmo um SHOW! De vida, de alegria, de TUDO DE BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirbeijos da mãe que sente muito orgulho da filha que tem...hehehe
Heloisa Godoy Muito bom, Vannnn! Mas não consigo comentar, sei lá pq. Ah essa de se baterem enquanto vc dorme de lado eu conheço. Quanto a dormir de sutiã meu médico super recomendou - eu durmo com o cirúrgico super sexy até hoje! rsrsrs beijoka
ResponderExcluir26 de abril às 08:58 - via FB
Amanda Carriço
ResponderExcluirVaaaaaaaaaaannnn....e aí, como vc está?! Estou lendo seu blog...está tão lindoooo!!! Não vejo a hora desse(a) pequeno(a) crescer! Beijãoo :)
26 de abril às 14:02 - via FB
Nossa que engraçado achei que estava louca, sinto o mesmo que vc!!! A fome e o enjoo juntos! Às vezes não sei se é só fome ou se é só enjoo... aff... e não passa... fica ali de leve pairando... e tem horas que desce como louco e se joga na gente!! A fome também.. de repente é a barriga roncando alto!!!! Muito louco!
ResponderExcluirOlha nem me fale... Não tem coisa pior nesse mundo que pessoas sem noção que perguntam: "Foi planejado?"
ResponderExcluirDá vontade de falar "Não, mas e sua pergunta foi planejada antes de falar?"
kkkkkk...bom, mas desabafos à parte, amei o texto, resume bem os dois lados da gravidez...
Acabei entrando aqui porque estou sentindo fome e enjoo ao mesmo tempo, mas ainda não sei se estou grávida!
Bjs e tudo de bom!