14 de novembro de 2011

hora do banho...

Que hora mais feliz?! Só se for agora.

Acho que de todas as tarefas referentes a cuidar de um recém-nascido, a mais complexa para mim ainda é dar banho. Nãõ porque seja algo que não goste de fazer, até é bem pelo contrário porque é nessa hora que o Dudu fica mais acordado, mas porque é complexo mesmo.

Tanto que na própria maternidade tivemos uma aula particular cuidadosa no quarto, para aprendermos a difícil tarefa. Primeiro, enrola todo o bebê na toalha - importante: ainda com fralda - deixando só a cabeça de fora. Aí primeiro você limpa o rostinho com algodão e a água morna da banheira... olhos de fora pra dentro! Quando acabar, lava o cabelo, com muita atenção - e pressão - pra não deixar cair uma gotinha naquelas orelhinhas minúsculas. Cabelo lavado... secar!

Aí sim você desenrola o bebê da toalha, tira a fralda e coloca na banheira. O ritual primeiro de cabeça pra cima e depois pra baixo não funcionou com a gente. O Dudu ama mesmo ficar de bruços, então começamos assim porque normalmente a primeira parte - cabelo - é a que ele mais chora. Talvez porque sinta frio. É só colocá-lo de bruços na água e pronto. Relax total. Aí que ele começa a curtir lambendo o sabão dos braços e batendo as perninhas.






Fácil nessa posição é acabar colocando a cara do nenê na água. Sim, maior dó, mas os descoordenados que se preparem! Bom aí lava aqui e acolá, esquenta primeiro o sabão na mão.... 5 minutos e está pronto. Aí começa o choro... Uma guerra de leve pra limpar o umbigo, passar pomada de assaduras e colocar a fralda com o bebê um pouco chateado... ele queria ficar na água! Seca tudo bem direitinho, principalmente as dobrinhas para que não assem, coloca a roupinha, seca mais um pouco o cabelo, penteia, E passa cotonete na orelha!


Que trabalhão!!! Mas depois de tudo isso fica uma delícia... hora de amamentar de novo e o bebê é só seu, cheiroso, calminho e relaxado. Depois, boas horas de sono!



No "chique ofurô" (balde) o trabalho é menor porque a intenção nem é dar banho mesmo, mas deixar o bebê mergulhado algum tempo ali para relaxar quando está entediado, com cólica e etc. O Dudu amou... é impressionante... basta você colocar na água e silêncio totaaaaal. Recomendo!


Há pouco mais de 1 hora demos o banho no Dudu e hoje, pela primeira vez, ele não chorou em nenhuma etapa! Nem na do cabelo, que ele costumava não gostar. É, ele já está crescendo...


Um comentário:

  1. Ohhhh... ele é um mesticinho fofo demais! Parabéns, de novo, pelo blog!!

    ResponderExcluir